Açoriano Oriental
Presépio dos Manaias é inaugurado amanhã na rua Machado dos Santos

É inaugurado amanhã, dia 7 de dezembro, o Presépio dos Manaias, pelas 16h30, na rua Machado dos Santos, levado a cabo pelos utentes do Projeto de Inclusão Social "Casa Manaias", da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Presépio dos Manaias é inaugurado amanhã na rua Machado dos Santos

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Este ano, segundo nota de imprensa, os utentes recriaram como cenário uma gruta, na qual construíram o presépio, podendo visualizar-se a aldeia rural, construída com casas em casca de pinheiro, imitando as casas de pedra, e a aldeia urbana, com as casas modernas.


Na duas aldeias, o presépio retrata as tradições dos Açores, em específico da ilha de São Miguel, como a matança do porco, as vindimas, o grupo folclórico, a filarmónica, a moagem da farinha e a preparação do pão para o forno de lenha, assim como a estufa de ananás e a agricultura. Uma recriação para a qual foram utilizados o trigo, o milho e ervas das pastagens verdejantes.


Em exposição, vão estar 21 casas, nove das quais são construídas com contraplacado marítimo e 12 com cartão e casca de pinheiro, imitando a pedra. Existem, ainda, dois moinhos, uma réplica da Igreja da Matriz, uma casa com roda de água, uma cascata, três piões de milho, um fontanário, carroças em vime e 135 figuras decorativas, representando profissões como talhante, peixeiro, jardineiro, moleiro, padeiro, serralheiro, ferreiro, pastor, amarrador de ferro, entre muitas outras.


O presépio poderá ser apreciado até 6 de janeiro de 2019, das 10 horas às 19 horas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados