Açoriano Oriental
Zona Euro
Preços voltam a aumentar em Novembro pela 1ª vez em sete meses
Os preços no consumidor na zona euro aumentaram em Novembro, uma subida pela primeira vez em sete meses, dando um sinal de que a retoma económica está em curso, segundo a primeira estimativa do Eurostat publicada esta segunda-feira .

Autor: Lusa / AO online
Os 16 países da zona euro conheceram uma inflação de 0,6 por cento em Novembro face a igual mês do ano passado, após um recuo de 0,1 por cento em Outubro, indicou o gabinete de estatística europeu.

É a primeira vez que os preços no consumidor aumentam em comparação homóloga desde Abril, em que a inflação fora de 0,6 por cento.

Em Maio a inflação foi nula, antes de tornar-se negativa durante cinco meses consecutivos, na sequência de um recuo dos preços do petróleo e das matérias-primas, e da pior recessão na região desde 1945.

A Europa saiu, entretanto, da recessão no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro a registar um crescimento de 0,4 por cento face aos três meses anteriores.

A estimativa dita "rápida" da inflação é elaborada pelo Eurostat, combinando informações históricas com informações parciais sobre variações recentes de preços em vários estados membros.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados