Zona Euro

Preços voltam a aumentar em Novembro pela 1ª vez em sete meses


 

Lusa / AO online   Economia   30 de Nov de 2009, 10:41

Os preços no consumidor na zona euro aumentaram em Novembro, uma subida pela primeira vez em sete meses, dando um sinal de que a retoma económica está em curso, segundo a primeira estimativa do Eurostat publicada esta segunda-feira .
Os 16 países da zona euro conheceram uma inflação de 0,6 por cento em Novembro face a igual mês do ano passado, após um recuo de 0,1 por cento em Outubro, indicou o gabinete de estatística europeu.

É a primeira vez que os preços no consumidor aumentam em comparação homóloga desde Abril, em que a inflação fora de 0,6 por cento.

Em Maio a inflação foi nula, antes de tornar-se negativa durante cinco meses consecutivos, na sequência de um recuo dos preços do petróleo e das matérias-primas, e da pior recessão na região desde 1945.

A Europa saiu, entretanto, da recessão no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro a registar um crescimento de 0,4 por cento face aos três meses anteriores.

A estimativa dita "rápida" da inflação é elaborada pelo Eurostat, combinando informações históricas com informações parciais sobre variações recentes de preços em vários estados membros.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.