Autor: Lusa/AOonline
"Já que o Governo optou por ir anunciado o Orçamento de Estado do próximo ano às pinguinhas, então que responda a este desafio sobre os impostos, que é o que interessa realmente às pessoas", afirmou à Agência Lusa o líder parlamentar democrata-cristão, Diogo Feio.
Na semana passada, numa entrevista à RTP-1 e num encontro do PS em Viseu, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, definiu como objectivo do orçamento chegar a um défice de 2,4 por cento, o que representaria o valor mais baixo desde 1974.
Para que este objectivo seja alcançado, o ministro apontou como fundamental a consolidação orçamental, o rigor e a contenção da despesa e a aplicação do crescimento da receita na redução do défice.
O líder parlamentar do CDS-PP desafiou o Governo e o ministro Teixeira dos Santos a dizerem se podem, "desde já", assumir o compromisso de "não aumentar a carga fiscal" e também o imposto sobre os produtos petrolíferos, que é pago directamente pelos cidadãos nos combustíveis e nos preços dos transportes públicos.
O deputado democrata-cristão criticou ainda o executivo socialista de José Sócrates, afirmando que, mais do que o Estado, "têm sido os portugueses a combater o défice".