Autor: Lusa/AO online
De acordo com o estudo, 39 por cento dos consumidores portugueses estão a planear diminuir os gastos com o uso do telemóvel (chamadas de voz, envio de mensagens escritas e de multimédia), e dois em cada cinco consumidores portugueses prevê cortar nas chamadas de rede fixa e 39 por cento na utilização da Internet de banda larga móvel.
Na Europa, só os gregos esperam conseguir poupar mais, com 61 por cento a responder que espera diminuir a despesa nas telecomunicações.
De acordo com a IBM, o estudo realizado à escala global, foi realizado a partir de questionários online a mais de 13.000 consumidores de 24 países, entre os quais os EUA, Brasil, China, Índia, Espanha, Alemanha, entre outros.
Em Portugal foram inquiridos 310 consumidores, o que representa 3 por cento da amostra global.
Quase um terço dos espanhóis (32 por cento) espera diminuir as despesas, enquanto na Itália 39 por cento dos consumidores admitiram o mesmo.
Pelo contrário, 31 por cento dos russos prevêem aumentar o consumo de telecomunicações, no Brasil a percentagem sobe para 37 por cento, no México ascende a 39 por cento e na Polónia dois em cada cinco consumidores estima aumentar o valor da factura de serviços de comunicação.
No universo deste estudo, a Coreia, Índia e China são as que lideram as intenções de aumento de despesas em telecomunicações.
Na Coreia, 53 por cento dos consumidores afirma intenção a aumentar as despesas, na Índia a percentagem desde um ponto percentual, enquanto na China metade dos consumidores prevê aumentar a factura.
Na Europa, só os gregos esperam conseguir poupar mais, com 61 por cento a responder que espera diminuir a despesa nas telecomunicações.
De acordo com a IBM, o estudo realizado à escala global, foi realizado a partir de questionários online a mais de 13.000 consumidores de 24 países, entre os quais os EUA, Brasil, China, Índia, Espanha, Alemanha, entre outros.
Em Portugal foram inquiridos 310 consumidores, o que representa 3 por cento da amostra global.
Quase um terço dos espanhóis (32 por cento) espera diminuir as despesas, enquanto na Itália 39 por cento dos consumidores admitiram o mesmo.
Pelo contrário, 31 por cento dos russos prevêem aumentar o consumo de telecomunicações, no Brasil a percentagem sobe para 37 por cento, no México ascende a 39 por cento e na Polónia dois em cada cinco consumidores estima aumentar o valor da factura de serviços de comunicação.
No universo deste estudo, a Coreia, Índia e China são as que lideram as intenções de aumento de despesas em telecomunicações.
Na Coreia, 53 por cento dos consumidores afirma intenção a aumentar as despesas, na Índia a percentagem desde um ponto percentual, enquanto na China metade dos consumidores prevê aumentar a factura.