Em média, os portugueses passam cinco horas diárias a navegar na Internet, o que significa que um em cada três portugueses utiliza serviços on-line cerca de 11 vezes ao dia, segundo os mesmos dados.
Os valores portugueses só são ultrapassados pelos Estados Unidos, onde o tempo que se passa on-line ultrapassa as cinco horas durante a semana e as seis aos fins-de-semana.
O estudo da empresa Columbus Media International, intitulado "Um dia na vida", abrangeu sete países (além de Portugal também Reino Unido, Alemanha, Polónia, Canadá, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos) e analisou os hábitos de consumo de meios de comunicação, telefone e Internet.
A pesquisa, realizada via on-line entre Junho e Agosto deste ano, foi coordenada em Portugal pela agência de planeamento e compra de espaço publicitário Nova Expressão.
No estudo participaram um total de 3700 adultos, dos quais 681 são de nacionalidade portuguesa.
Longe dos níveis de utilização de Internet está o tempo dedicado pelos portugueses à leitura de jornais e de revistas.
Segundo a pesquisa, os portugueses reservam em média, durante a semana, 36 e 38 minutos diários para ler jornais e revistas, respectivamente.
Valores que aumentam no fim-de-semana, período em que o tempo de leitura sobe para 1 hora, no caso dos jornais, e para 52 minutos, no caso das revistas.
Em comparação com os outros países analisados, Portugal é aquele que apresenta o menor tempo de leitura, sendo seguido pela Polónia, onde os consumidores reservam 48 a 37 minutos para ler títulos de imprensa.
Com uma média de uma hora diária, o Reino Unido e o Canadá são os países que registam o maior tempo de leitura de jornais.
No que diz respeito ao pequeno ecrã, os consumidores norte-americanos e ingleses são os mais "viciados" à televisão, uma vez que gastam em média entre 3,7 e 4,3 horas diárias, respectivamente.
A pesquisa revelou que os portugueses passam menos tempo à frente da televisão, apresentando uma média diária de 2,8 horas.
A Polónia e os Emirados Árabes Unidos (EAU) gastam ainda menos tempo a ver televisão, atingindo uma média diária de 2,1 e 2,6 horas, respectivamente.
No campo dos conteúdos televisivos, o estudo referiu que quase três quartos dos inquiridos portugueses (70 por cento) estão preocupados com a violência exposta nos ecrãs, considerando-a excessiva.
Sobre o consumo de rádio, a pesquisa da Columbus Media destacou que são os polacos os consumidores analisados que mais ouvem este meio, com uma média diária de 3,1 horas.
Em Portugal, o tempo de audição de rádio é de 2,4 horas.
"Este estudo permitiu verificar a existência de enormes variações no consumo dos media, no que se refere aos continentes em estudo", afirmou a directora da Columbus Media International Europa, Kate Williams.
A responsável destacou ainda que a pesquisa pretendeu demonstrar que o consumo de produtos de media continua a ser determinado localmente e que qualquer estratégia internacional para ter sucesso precisa ter isso em conta.
A Columbus Media International integra, neste momento, 19 agências em todo o mundo, tendo sede em Londres.
No total, a rede internacional representa investimentos publicitários de cerca de três mil milhões de euros.
Portugueses entre os consumidores com mais horas de Internet
Os portugueses estão entre os consumidores internacionais que mais horas diárias dedicam à Internet, mas o tempo de leitura de jornais e revistas fica longe dos níveis registados em outros países, revelou uma pesquisa.
Autor: Lusa/AO online
