Açoriano Oriental
Portugal com Turquia e República Checa com vista para Lago de Genebra
Genebra, cidade que acolhe os jogos de Portugal com Turquia e República Checa, no Grupo A do Euro2008 em futebol, é o centro multicultural da Suíça
 Portugal com Turquia e República Checa com vista para Lago de Genebra

Autor: Lusa/AO
Genebra, cidade que acolhe os jogos de Portugal com Turquia e República Checa, no Grupo A do Euro2008 em futebol, é o centro multicultural da Suíça, com 180 nacionalidades, sobretudo por albergar um conjunto alargado de organizações internacionais.
Uma das quatro anfitriãs suíças do Europeu (as outras são Berna, Basileia e Zurique), Genebra é banhada pelo Lago Léman (ou Genebra), cartão de visita da cidade e o segundo maior da Europa Ocidental, com 582 quilómetros quadrados.
Um enorme repuxo gigantesco que brota água do centro do lago a 140 metros de altura marca também as memórias dos visitantes, assim como a Catedral de Saint Pierre, a Ópera ou o Rath Museum, estes últimos edifícios localizados na praça Nova da cidade.
Com 186 mil habitantes, Genebra hospeda a sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU) e também o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), liderado pelo ex-Primeiro-Ministro português António Guterres.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) - parceiro do Euro2008 - e a Organização Mundial do Comércio (OMC) entre outras, transformam a cidade numa panóplia de nacionalidades díspares e num centro de decisão política importante.
Na zona sudoeste da Suíça e entre os Alpes e a cordilheira de Jura, Genebra, próxima da fronteira com França, é também mundialmente conhecida pelas Convenções de genebra (de 1864 a 1949), uma série de tratados para definir as leis internacionais relativas aos direitos humanos.
Com os mais baixos índices de poluição da Europa e com um sistema educativo aplaudido pelos responsáveis internacionais do sector, Genebra é também palco das melhores relojoarias.
No comércio, é usual visitar as lojas da Rue de Mont-Blanc ou o Centro Comercial de Balexert ou o Planete Charmilles.
A cidade é igualmente conhecida pelos inúmeros mercados tradicionais, sobretudo o Plaine de Plainpalais.
No plano desportivo, o Servette FC é o clube mais representativo (iniciou-se no râguebi) da região (cantão de Genebra, com 450 mil habitantes) e conquistou já 17 títulos nacionais no futebol.
Alexander Frei, um dos melhores jogadores suíços, actuou no Servette durante três temporadas, alinhando agora nos alemães do Borussia de Dortmund.
O estádio no qual Portugal vai jogar foi denominado de Estádio de Genebra e inaugurado a 16 de Março de 2003, num particular entre o Servette e o Young Boys, embora oficialmente a sua estreia tenha ocorrido a 30 de Abril do mesmo ano, num encontro preparativo entre a Suíça e Itália (1-2).
A construção do estádio, com 30.000 lugares cobertos, foi planeada em estreita colaboração com a UEFA e o recinto tem acesso directo à rede ferroviária, possuindo ainda uma estação de comboios própria.
O complexo envolvente contém um centro comercial, hotel, estúdios de televisão e sala de conferências, assim como um centro cultural.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados