Açoriano Oriental
Porto do Funchal vai fazer primeiro ‘turnaround’ até aos 1.500 passageiros

O porto do Funchal vai alugar equipamentos de raio-X para efetuar o primeiro 'turnaround' de até 1.500 passageiros, revelou à Lusa a Administração dos Portos da Madeira (APRAM).

Porto do Funchal vai fazer primeiro ‘turnaround’ até aos 1.500 passageiros

Autor: Lusa/AO Online

"A APRAM vai alugar equipamentos de raios-X para o primeiro 'turnaround' (navios com partida e chegada ao Funchal, e não apenas a fazer escala), com movimentos médios de 1.000 a 1.500 passageiros, a acontecer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro próximo, com o navio "Mein Schiff Herz", explicou à Lusa a presidente do conselho de administração da APRAM, Lígia Correia.

Esta "é a primeira experiência de locação, num novo serviço a prestar pelo porto do Funchal no âmbito do 'turnaround' e obriga a alterar o contrato programa com o Governo Regional que definia a compra do equipamento.

A "operação de 'turnaround', que implica um trabalho de estrita colaboração com o aeroporto, é um novo desafio para o porto do Funchal que até agora, tinha a experiência com movimentos até 500 passageiros, em ?turnaround' total ou parcial", disse.

Para a operação, a APRAM estima que sejam movimentadas um total de três mil bagagens no embarque e desembarque.

"Um movimento tão grande de bagagens e passageiros obrigou a APRAM a lançar novo procedimento para a compra de outros equipamentos necessários à operação", explicou.

A APRAM alega que tem já preparada a chamada bolsa de horas que lhe vai permitir, nos dias com maiores picos de trabalho, contratar pessoas para trabalho pontual.

"Também já decorreram reuniões com entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Alfandega, Polícia Marítima, responsáveis da parte operacional e o próprio agente do navio, de modo a acertar todos os pormenores que assegurem uma operação eficiente", vincou.

O navio vai acostar preferencialmente no cais 3 e ficará na Madeira 48 horas, devendo chegar às quartas-feiras, às 14h00, e sair às sextas, à mesma hora, "precisamente nos dias em que há menos navios no porto do Funchal".

"Apanhará, assim, os voos diretos do mercado alemão das quintas-feiras, embora possam existir passageiros que chegarão individualmente e que poderão ficar na Madeira uns dias, antes do embarque ou após o desembarque", explicou.

A rota engloba, além da Madeira, as ilhas Canárias e, alternadamente, os Açores e Cabo Verde.

Entre novembro de 2019 e abril de 2020, o navio "Mein Schiff Herz" vai fazer 13 escalas no porto do Funchal, seis delas em 'turnaround' que acontecerão, mais ou menos, de três em três semanas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados