Açoriano Oriental
Ucrânia
Porta-aviões norte-americano chegou a Oslo para manobras navais

Um porta-aviões norte-americano chegou à Noruega para participar em manobras navais conjuntas com a Marinha de Guerra norueguesa, que Oslo descreve como oportunidade para cooperar com o seu "mais importante aliado".

Porta-aviões norte-americano chegou a Oslo para manobras navais

Autor: Lusa/AO Online

O USS General Ford, o maior porta-aviões nuclear do mundo aportou em Oslo escoltado por botes militares com efetivos visivelmente armados a bordo. 

As forças norueguesas mantêm outras embarcações afastadas do porta-aviões norte-americano e foi decretada uma zona de exclusão aérea sobre a área onde se encontra o navio de guerra dos Estados Unidos. 

O porta-aviões vai manter-se na capital norueguesa até quinta-feira e deve integrar depois manobras navais em conjunto com a Marinha de Guerra de Oslo. 

No início de maio, a Marinha dos Estados Unidos anunciou que o navio tinha partido de Norfolk, Virgínia, para a "primeira missão de combate", após uma missão mais curta de dois meses no outono de 2022.

O USS General Ford é o primeiro da nova classe de porta-aviões Ford da Marinha dos Estados Unidos, dos ser construídos mais dois porta-aviões da classe Ford.

O navio transporta 2.600 tripulantes, menos 600 do que os porta-aviões fabricados anteriormente pelos Estados Unidos. 

A embaixada russa em Oslo afirmou que "tais demonstrações de poder parecem ilógicas e prejudiciais".

As relações entre Oslo e Moscovo têm estado tensas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. A Noruega e a Rússia têm uma fronteira comum de 198 quilómetros de comprimento no Ártico.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados