Autor: Lusa/AO Online
A plataforma integra "soluções inovadoras e tecnológicas", desenvolvidas no âmbito do projeto Bairro Comercial Digital - PDL Centro Histórico, que representa um investimento de um milhão e 89 mil euros na aceleração digital de cerca de 400 lojas da baixa citadina.
A plataforma contempla campanhas promocionais, mecanismos de fidelização de clientes, ‘vouchers’ e sugere ainda roteiros com vários pontos de interesse da baixa histórica de Ponta Delgada, acrescenta a autarquia, em nota de imprensa.
A plataforma é acessível através do ícone ‘Bairro Comercial Digital’ da aplicação 'Visit Ponta Delgada' e pode ser descarregada gratuitamente na App Store ou na Google App Store.
A promoção da nova plataforma está a ser feita pela autarquia, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e pela delegação dos Açores - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
Na nota, a Câmara de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, refere que a plataforma inclui tecnologia de ‘beacons’, que está a ser implementada em lojas, restaurantes e monumentos históricos e permite a emissão de sinais 'bluetooth' e o envio de notificações aos utilizadores sobre descontos e promoções, quando os clientes passarem nas imediações dos estabelecimentos comerciais aderentes.
Na apresentação da plataforma digital, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou que o Bairro Comercial Digital marca o início de uma “nova era” no comércio do centro histórico e contribui para "uma maior proximidade entre clientes e comerciantes".
Para o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, também citado na nota, trata-se de “um processo revolucionário” e "um salto qualitativo” necessário para fazer face aos novos comportamentos de consumo.
Por seu turno, a presidente da AHRESP nos Açores, Cláudia Chaves, destacou que o Bairro Comercial Digital constitui-se como uma plataforma preponderante para levar mais clientes à baixa.
Além da plataforma, o projeto Bairro Comercial Digital, também vai incluir, na zona do centro histórico, mais 27 pontos de wi-fi, que se somarão aos 28 já existentes, totalizando 55 pontos de acesso à rede.
O Bairro Digital dispõe ainda de uma plataforma de análise de dados de mobilidade, estando em desenvolvimento o sistema de 'smart parking', que permite um estacionamento simplificado.