Açoriano Oriental
Economia
Políticos e media "preocupados" com eventual recurso às reservas de ouro para salvar zona euro
Os líderes políticos e os meios de comunicação alemães mostraram-se hoje "preocupados" com o eventual recurso do país às reservas de ouro para financiar o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).
Políticos e media "preocupados" com eventual recurso às reservas de ouro para salvar zona euro

Autor: LUSA/AOnline

"E agora o nosso ouro", titula o jornal "Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ)", enquanto o "Die Welt" destaca o "ataque ao Bundesbank", Banco Central alemão, apesar de o Governo já ter sublinhado que esta possibilidade nunca foi discutida na reunião do G-20 (principais economias mundiais).

"As reservas de ouro e de divisas do Bundesbank nunca foram objeto de discussão na reunião do G-20 em Cannes", frisou no sábado à noite o porta-voz do Governo, Steffen Seibert.

O mesmo responsável contou ainda que alguns participantes da Cimeira de Cannes questionaram a Alemanha nomeadamente sobre se os direitos de tiragem especial para aumentar a eficácia do FEEF e explicou que essa medida foi rejeitada pelo lado alemão.

Isso não impediu os responsáveis políticos de acorrer hoje em defesa do Bundesbank.

O "Welt Am Sonntag" afirma que a proposta foi apresentada pelos Presidentes francês e norte-americano, Nicolas Sarkozy e Barack Obama, respetivamente, e pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Apenas a oposição do presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, isolado entre os seus pares de outros bancos centrais nacionais e do Banco Central Europeu (BCE), fez cair o projeto que previa o aumento da participação da Alemanha em 15 mil milhões de euros para o FEEF, contornando o parlamento alemão, diz o FAZ.

A ideia poderá voltar à mesa de negociações na segunda-feira na reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo, de acordo com o jornal, informação entretanto desmentida pelo porta-voz do Governo.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.