Polícias junto ao parlamento alvo de chuva de pedras

Os elementos da PSP estão a ser alvo de arremesso de várias pedras arrancadas da calçada junto à escadaria da Assembleia da República por dezenas de manifestantes de cara tapada.


Algumas das pedras já partiram quatro escudos do cordão policial formado após o derrube das barreiras metálicas de proteção.

A PSP já reforçou o cordão policial com mais elementos do corpo de intervenção.

Num dos momentos de tensão que se tem vivido junto ao parlamento, um dos manifestantes conseguiu tirar um escudos ao elemento do corpo de intervenção devolvendo-o de seguida pintado com a palavra “povo”.

O polícia começou a subir a escadaria com o escudo de proteção e nesse momento os manifestantes gritaram “o povo unido jamais será vencido”.

Os distúrbios junto ao parlamento começaram cerca das 17 horas quando foram derrubadas as barreiras metálicas de proteção, pouco tempo depois do fim do discurso do Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos.

Depois de derrubadas as barreiras os manifestantes conseguriam subir sete ou oito degraus da escadaria, mas a PSP reforçou de imediato o policiamento com elementos do corpo de Intervenção e do grupo cinotécnico (agente e cão), formando duas barreiras de proteção.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias