Japão

PM Yasuo Fukuda demite-se

O primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, anunciou a sua demissão numa conferência de imprensa em Tóquio.


"Decidi demitir-me hoje. Temos de nos preparar para uma nova sessão parlamentar", declarou o primeiro-ministro, que exerceu funções com um Parlamento profundamente dividido.

    A câmara baixa do parlamento é controlada pelo partido de Fukuda, o Partido Liberal Democrata (PLD), mas a câmara alta é controlada pela oposição do Partido Democrata do Japão (PDJ).

    Fukuda, 72 anos, chegou ao poder em Setembro de 2007 com uma taxa de popularidade de cerca de 60 por cento, mas esse apoio desceu rapidamente, mantendo-se sempre baixo.

    Yasuo Fukuda tomou posse como primeiro-ministro há cerca de um ano, depois de o seu antecessor, Shinzo Abe, se ter demitido repentinamente ao fim de 12 meses no cargo.
PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.