Açoriano Oriental
Pessoas de nacionalidade estrangeira a residir na Região diminui

Açores foram a única região NUTS II do país a registar um decréscimo no número de residentes estrangeiros, de acordo com os Censos 2021

Pessoas de nacionalidade estrangeira a residir na Região diminui

Autor: Ana Carvalho Melo

Os Açores tinham, à data da realização dos Censos 2021, 3346 estrangeiros residentes na Região, o representa um decréscimo relativamente a 2011, segundo a publicação “O que nos dizem os Censos sobre a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal”.

Esta publicação, realizada com base nos resultados do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021, revela que os estrangeiros residentes na Região representavam 1,4 por cento da população do arquipélago que era de 236.413 pessoas.

Realça ainda que relativamente a 2011, os Açores foram a única região NUTS II do país a registar um decréscimo no número de residentes estrangeiros.

“Relativamente a 2011, e com exceção da Região Autónoma dos Açores, todas as regiões NUTS II registaram um acréscimo no número de residentes estrangeiros. O Norte foi a região NUTS II que apresentou o maior aumento (80,2%), seguindo-se a região Centro com 52,8%”, destaca o documento.

Na globalidade do país residiam 542.165 pessoas de nacionalidade estrangeira, representando 5,2% do total da população residente.

Em termos de distribuição geográfica, a Área Metropolitana de Lisboa acolhia 46,9% do total de estrangeiros residentes em Portugal, seguindo-se a região Norte e a região Centro com 17,1% e 15,5%, respetivamente. No extremo oposto, encontrava-se a Região Autónoma dos Açores, com apenas 0,6% do total da população de nacionalidade estrangeira.

De acordo com os Censos 2021, a maior comunidade estrangeira residente nos Açores era a brasileira, com 639 pessoas (19% dos estrangeiros a viver nos Açores). A comunidade alemã era a segunda mais representada, com 10,9%, seguindo-se a chinesa com 6,9%.

Também na globalidade do país, a maior comunidade estrangeira residente era a brasileira, com 199.810 pessoas (36,9%). A comunidade angolana era a segunda mais representada, com 5,8%, seguindo-se a cabo-verdiana com 5,0%.

Ao analisar a globalidade do país verifica-se ainda que a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal era constituída maioritariamente por mulheres (276 593 mulheres e 265 572 homens).

Assim como a população de nacionalidade estrangeira residente em Portugal era mais jovem do que a população portuguesa, o que é evidenciado pela maior proporção de pessoas em idade ativa e menor proporção de população idosa.

A população idosa na população de nacionalidade estrangeira, constituía apenas 8,5% do total, valor que se situava nos 24,3% para a população portuguesa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados