Açoriano Oriental
Paulo Moniz questiona República sobre falta de verbas europeias para renovação da frota

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, questionou o Governo sobre “a ausência de verbas do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para a renovação da frota de pesca do arquipélago”.

Paulo Moniz questiona República sobre falta de verbas europeias para renovação da frota

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com comunicado, numa pergunta enviada ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, o social democrata quer saber “se é efetiva a não consagração específica de qualquer verba para a Região, no novo FEAMPA, com aquele fim”.

Tudo porque os setores das pescas e da aquicultura “foram particularmente atingidos pelas perturbações do mercado, devido ao surto de Covid-19, tendo a procura registado um declínio súbito”, refere Paulo Moniz, citado na mesma nota.

Desta forma, o deputado açoriano quer saber se, face a essa inexistência de verbas – no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 -, “há ações desenvolvidas pelo Governo junto da União Europeia para a reverter, pois em causa está o financiamento da renovação e modernização da nossa frota pesqueira”, concretiza.

No mesmo documento, enviado a Augusto Santos Silva, o deputado do PSD/Açores na República quer também saber a posição do governo português sobre a criação de um POSEI–Pescas para as RUP, “que consagre. entre outros investimentos, o financiamento para necessidades específicas e singulares, como são as da Região Autónoma dos Açores”.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.