Açoriano Oriental
Ambiente
Parque Natural do Pico está a ser limpo de espécies invasoras
O Governo Regional dos Açores está a promover a eliminação de espécies exóticas em duas áreas do Parque Natural da Ilha do Pico, num total de 8,5 hectares de terreno, envolvendo um investimento superior a 41 mil euros.

Autor: Lusa / AO online
Os trabalhos decorrem na Reserva Natural do Mistério da Prainha e na Área de Paisagem Protegida do Planalto Central, no quadro do Plano Regional de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis (PRECEFIAS).

A Reserva Natural do Mistério da Prainha é considerada o melhor núcleo de vegetação endémica em lavas recentes, dominado por espécies como o louro e o azevinho.

Nesta área, as principais espécies invasoras que estão a ser erradicadas são a acácia, a conteira e o incenso.

Quanto à Área de Paisagem Protegida do Planalto Central, dominada por matos macaronésicos endémicos, é uma zona que se encontra encharcada e quase sempre coberta por nevoeiro, onde existe um manto de turfa por baixo de espécies como o cedro-do-mato e a uva-da-serra.

Os trabalhos nesta zona visam a erradicação do povoamento de Criptoméria japónica, também conhecida como cedro japonês, para permitir que se criem condições para um melhor desenvolvimento das espécies naturais.

As intervenções na ilha do Pico incidem em dois habitats naturais que, apesar da perturbação causada pelas espécies invasoras, ainda se encontram em bom estado de conservação, possuindo um evidente interesse para a conservação da natureza.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados