“O Governo dos Açores tem desenvolvido, implementado e dinamizado uma estratégia que se baseia na importância da educação ambiental, como ponto de partida para a disseminação e troca de informações sobre o nosso vasto e rico património natural, parte integrante da nossa identidade”, frisou Marta Guerreiro em nota publicada no Gacs.
Marta Guerreiro, que falava à margem da apresentação do livro 'O incompreendido Tubarão João', elaborado no âmbito do programa Parque Escola, por Paula Vieira e Alejandro Vila,
colaboradores do Aquário do Porto Pim - Estação de Peixes Vivos,
salientou que o livro "nasceu da necessidade de criar um recurso que, de forma lúdica, descontraída e cativante, motivasse os mais jovens para aprendizagens relacionadas com o ambiente e a conservação da biodiversidade marinha da nossa Região, bem como sobre as ameaças de poluição, onde o plástico se constitui com um dos principais problemas”.
As dinâmicas de leitura e exploração deste recurso já abrangeram cerca de 250 alunos e mais de três dezenas de professores, através das atividades e leituras realizadas em mais de 15 sessões pelo Aquário do Porto Pim.
Parque Escola é o "programa de referência na educação ambiental para crianças e jovens"
A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou esta segunda-feira, na cidade da Horta, o Parque Escola como programa de "referência” na promoção da
educação ambiental, adiantando que, no ano letivo 2017/2018, promoveu
mais de mil atividades, entre elas, 'o parque vai à escola' ou 'a
escola vai às áreas protegidas', que atingiram mais de 21 mil
participantes.
Autor: Susete Rodrigues/AO Online
