Papa Francisco criou grupo de cardeais para estudarem reforma da Igreja

O papa Francisco criou um grupo de oito cardeais de todos os continentes para "o aconselharem no governo da Igreja" e estudarem um projeto de reforma da Constituição da Curia, anunciou hoje o Vaticano.


A decisão é divulgada passado um mês da eleição do antigo cardeal argentino Jorge Bergoglio, escolhido pelo conclave (de 115 cardeais eleitos), nomeadamente para renovar o governo da Igreja, atingido por escândalos, e para acentuar o sistema colegial.

Com este anúncio transmitido através de um breve comunicado da secretaria de Estado, o papa inicia a reforma, depois de um período inicial em que se manteve discreto acerca destes assuntos, enquanto defendia uma Igreja misericordiosa, pobre e missionária.

Os cardeais nomeados são dois europeus (um italiano com um cargo no vaticano e um arcediago de Munique), dois latino-americanos (um do Chile e outro das Honduras), um cardeal norte-americano, um arcediago da Índia, o arcediago de Kinshasa (República Democrática do Congo), e um arcediago da Austrália.

Vários destes cardeais estavam no grupo dos indicados como possíveis papas antes do conclave que elegeu o sucessor do papa Bento XVI.

Os cardeais vão trabalhar na revisão da Constituição apostólica "Pastor Bonus" na Curia Romana.

O comunicado do Vaticano refere que o grupo tem a primeira reunião marcada para 01 a 03 de outubro, mas o papa já está em contacto com os oito cardeais.

PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina