Açoriano Oriental
Pandemia trouxe novos desafios à cibersegurança

Cibersegurança é o bloco temático que vai abrir a conferência “Tecnologia: a próxima geração” promovida pela Altice Empresas

Pandemia trouxe novos desafios à cibersegurança

Autor: Ana Carvalho Melo

A Altice Empresas promove, na próxima quarta-feira, a conferência “Tecnologia: a próxima geração”, durante a qual estarão em debate temas como a segurança, turismo, smart cities e a saúde, uma iniciativa que tem o Açoriano Oriental como media partner.

A cibersegurança é o bloco temático que abrirá este evento, sendo que a discussão será iniciada por José Alegria, Chief Information Security Officer (CISO), Altice Portugal, que falará sobre “Tendências atuais na Cibersegurança: Ameaças e Contramedidas”.

De seguida realizar-se-á a mesa redonda “Cibersegurança – Não corra riscos desnecessários” com a participação de  Denis Cassinerio, diretor de Vendas do Sul da Europa, Acronis; Madalena Pacheco, CIO, EDA – Eletricidade dos Açores, SA; Paulo Vieira, Sales Manager - Portugal, Palo Alto Networks; Pedro Batista, Diretor Regional das Comunicações e Transição Digital; e com moderação de Paulo Rego, diretor de Produto e Pré-Venda, Altice Empresas.

O evento que decorre no Teatro Micaelense, a partir das 9h30, de  dia 21 de setembro, necessita de inscrição que poderá ser feita em https://www.altice-empresas.pt/formulario-tecnologia-proxima-geracao-presencial-acores.

Consequências da pandemia

A pandemia de Covid-19, associada ao trabalho remoto, conduziu a um aumento dos ataques informáticos que afetaram 77% das empresas, nomeadamente no âmbito do ransomware.

A cibersegurança teve, desde sempre, um papel relevante na proteção das redes, infraestruturas e dados dentro das empresas, no que diz respeito à sua integridade e segurança, bem como a exposição dos serviços na internet. A pandemia veio mudar essa realidade.

Se no período pré-pandémico, existiam equipamentos que se utilizavam dentro do perímetro interno da rede empresarial, totalmente protegidos, com o início do confinamento assistiu-se a um novo desenho ao nível das redes e das Tecnologias de Informação (TI), tornando-as acessíveis a partir do exterior da organização, por exemplo, através de redes domésticas, para o teletrabalho. A infraestrutura de TI ficou, assim, acessível num perímetro mais alargado e disperso. A principal preocupação das empresas foi, e continua a ser, garantir a absoluta segurança nesse novo, e muito dinâmico, desenho de perímetro, garantindo a continuidade das operações e a disponibilidade dos seus serviços, incluindo o teletrabalho.

De forma a responder a estes desafios, a Altice Empresas detém um alargado portfólio de serviços de cibersegurança, como soluções de next generation Firewall, conjugadas com o acesso remoto seguro a redes corporativas, anti-DDoS (Distributed Denial-of-Service), Clean Pipes, gestão e compliance de dispositivos, que, conjugados com soluções de NAC (Network Access Controller), anti-vírus, Web Filtering, incrementam o nível da proteção nas empresas em qualquer perímetro de atuação.

Acresce a credenciação e monitorização de quem acede, a que informação está a aceder, que tipo de equipamento está a ser usado e em que condições processa a informação.

A Altice Empresas também detém uma oferta de serviços geridos de segurança que permitem aos clientes focarem-se no core do seu negócio e terem um parceiro de confiança e credibilidade que assegure a segurança e monitorização contínua das suas redes e plataformas, centrada no SOC (Security Operation Center) funcionando em permanência 365 dias por ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados