Açoriano Oriental
Cimeira Ibero-Americana
Organizadores de Cimeira paralela esperam 20.000 participantes
Os organizadores da "Cimeira dos Povos" que se realizará em Santiago paralelamente à Cimeira Ibero-americana, disseram contar com a assistência de 20.000 pessoas no encerramento, sábado.

Autor: Lusa / AO online
No evento, que se realizará no Velódromo do Estádio nacional, da capital chilena, está confirmada a presença dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales e do Equador, Rafael Correa, disse em conferência de imprensa Alejandro Navarro, um dos promotores do encontro.

Também estará o vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, precisou o parlamentar, sustentando que a capital chilena "se vai transformar por três dias na capital da América".

"Esperamos juntar milhares de cidadãos, incluindo as delegações que nos visitarem dos diferentes povos da América Latina".

"Esta reunião tem que contribuir fortemente para que os povos falem e falem das suas necesidades, dos seus anseios, dos seus futuros projectos", sublinhou.

Os organizadores da "Cimeira dos Povos" assinalaram que os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, do Uruguai, Tabaré Vásquez, do Brasil, Luiz Inácio Lula Da Silva e da Nicaragua, Daniel Ortega, também foram convidados mas até agora não confirmaram a sua presenta no evento.

No encontro popular, delegados da maioria dos países do continente debaterão desde a situação dos povos indígenas, ao meio ambiente e aos temas de género e de cultura até à luta contra a pobreza, a desigualdade e a fome.

"Esta reunião não é uma cimeira alternativa, é uma espaço próprio e cada chefe de Estado terá a possibilidade de assumir ou não as conclusões das deliberações que saiam desta Cimeira", disse por seu lado o secretário-geral do Partido Comunista, Lautaro Carmona.

Os organizadores salientaram que a Cimeira pela Amizade e a Integração dos Povos Ibero-Americanos encerrará com um documento de conclusões e propostas que será entregue aos presidentes e chefes de Governo da Cimeira Ibero-americana.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados