Açoriano Oriental
Obras no porto de Angra do Heroísmo adjudicadas por 14 milhões de euros

A empreitada de construção de uma rampa para navios ‘roll-on/roll-off’ (‘ro-ro’) e de obras de melhoramento no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi adjudicada esta sexta feira pela empresa Portos dos Açores.

Obras no porto de Angra do Heroísmo adjudicadas por 14 milhões de euros

Autor: AO Online/ Lusa

"Entre outras mais-valias, o Porto das Pipas ficará também com uma frente de cais acostável aumentada, o que permitirá acolher navios de maior dimensão, nomeadamente de cruzeiros temáticos, potenciando o crescimento deste importante mercado ‘premium' do turismo de cruzeiros", adiantou, hoje, o Governo Regional, liderado pelo socialista António Costa, numa nota no Gabinete de Apoio à Comunicação Social.

A empreitada, adjudicada ao consórcio Sacyr-Somague, S.A./Sacur-Neopul, S.A, por cerca de 14 milhões de euros, tem um prazo de execução de 731 dias.

Segundo o executivo açoriano, a obra "contempla o aumento do cais com fundos à cota -8,00 metros” em mais 62,68 metros, “constituindo uma frente acostável de 145,75 metros e a construção de um duque d'alba, no mesmo alinhamento do cais, à distância 34,26 metros (ao eixo) do topo do cais ‘aumentado', o que permitirá a operação dos navios de cruzeiro temáticos".

Será ainda construída uma rampa ‘ro-ro’ (para navios que incorporam rampas para ‘rolar' a carga para bordo e para terra), "implantada na extremidade do atual cais, à cota -5,00 metros”, situado no interior do Porto das Pipas, com 12,50 metros de largura e cota de serviço -5,00 metros, para operação dos navios ‘ferry’".

O projeto prevê igualmente "a reconstrução do 'travellitf' no exterior (lado norte) da rampa ro-ro, o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente com rotação até à nova cabeça do molhe-cais e o alargamento da plataforma do cais de controlo e receção da marina e rearranjo dos postes de acostagem, de modo a adaptá-los às dimensões das embarcações que atualmente procuram esta infraestrutura e ainda a substituição dos cabeços de amarração existentes por novos cabeços de maior capacidade".

Em 2008, o executivo açoriano, então liderado por Carlos César (PS), prometeu a construção de um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, que chegou a estar orçado em cerca de 60 milhões de euros.

Em fevereiro de 2014, o então secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, anunciou que o Governo Regional tinha desistido de construir um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, substituindo-o pela construção de uma rampa ‘ro-ro'.

A intervenção era há muito reivindicada por municípios e empresários da ilha Terceira, chegando a integrar memorandos do Conselho de Ilha.

O anteprojeto da obra, que tinha então um custo estimado de 12 milhões de euros, foi apresentado em dezembro de 2018 pela atual secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha.

Com esta obra, os Açores passarão a ter 14 rampas ‘ro-ro' em 11 portos e em oito das nove ilhas.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados