Obras no Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores decorrem como previsto

O secretário regional da Saúde afirmou, em Santa Cruz das Flores, que as obras de remodelação do Centro de Saúde estão a decorrer dentro das condições previstas.



“Tive oportunidade de ver de perto o evoluir da obra e as condições de acomodação temporária dos funcionários e utentes, confirmando no terreno que essas condições estão asseguradas”, salientou Rui Luís, que falava no final de uma visita a esta empreitada, no valor de 1,5 milhões de euros, que teve início em outubro.


De acordo com nota do Gacs, a intervenção, que visa melhorar a organização dos espaços, com alterações de funcionalidade de algumas valências e circuitos, comporta ainda a remodelação dos serviços de Internamento, de Urgência e de Fisioterapia.


“As obras estão a decorrer dentro da normalidade e esperamos que estejam concluídas dentro do prazo que está estipulado, daqui a 18 meses”, frisou Rui Luís.


Nesta deslocação à ilha das Flores, o secretário regional visitou ainda o Posto de Saúde das Lajes, que presta cobertura a cerca de 1.500 utentes.


Rui Luís revelou, na ocasião, que a Unidade de Saúde de Ilha proporcionou a realização neste Posto de consultas na área da Nutrição, Psicologia e Medicina Geral e Familiar, além da recolha de análises clinicas, adiantando que, em fevereiro, serão retomadas as consultas de Terapia da Fala e Medicina Dentária.


“Este posto de saúde cumpre, assim, a sua missão de proximidade aos utentes, tendo realizado no ano passado cerca de 1.000 consultas e 5.400 tratamentos, na área da enfermagem”, realçou o titular da pasta da Saúde.


Todos os meses são disponibilizados no Posto de Saúde das Lajes das Flores 12 períodos de consulta, com recurso a quatro médicos de família, que prestam consultas segundo um plano de rotatividade.


Esta é uma das 102 extensões de saúde da Região com presença territorial na periferia dos Centros de Saúde, materializando a política de proximidade do Serviço Regional de Saúde.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares