Novo Banco dos Açores com resultado líquido positivo de 2,5 ME

O Novo Banco dos Açores registou, no 3º trimestre de 2020, um resultado líquido positivo de 2,5 milhões de euros (ME), o que face ao período homólogo do ano anterior representa um decréscimo de 33,3%.



Em comunicado, o banco explica que este decréscimo se deve a um aumento das imparidades para imóveis no montante de 1030 mil euros, explicando que “o reforço mencionado resulta da necessidade do Banco em proceder a uma atualização do valor dos imóveis com avaliações antigas”.

Acrescenta ainda que o Novo Banco dos Açores “continua a registar um baixo valor de crédito vencido (9,7 milhões de euros) em relação ao total do crédito concedido pelo Banco (383,2 milhões de euros), o que se traduz numa taxa de crédito vencido de apenas 2,53%.

E refere o mesmo comunicado que, relativamente ao crédito vencido, o Banco apresenta uma excelente taxa de cobertura de garantias reais.

O banco frisa ainda que o terceiro trimestre de atividade continua a ser marcado pela pandemia provocada pela Covid–19, explicando que esta situação “exigiu da parte do Novo Banco dos Açores, desde do final do 1º trimestre do ano, a implementação e execução de um plano de contingência e de negócios, devidamente adaptado às exigências da defesa da saúde dos clientes e dos colaboradores do banco, bem como a criação de condições de funcionamento seguro e adaptado a esta nova e exigente realidade”.

“A situação que se viveu e vive na Região Autónoma dos Açores e no Mundo é de verdadeira exceção e neste contexto o Novo Banco dos Açores colocou em prática as soluções aprovadas pelo Governo da conceção de moratórias para os créditos e implementação das novas linhas de crédito Covid –19”, é afirmado.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares