Açoriano Oriental
Missão de Cooperação Eco-tur começou hoje em Ponta Delgada

Ponta Delgada está a acolher a VI Missão de Cooperação Eco-Tur, que reúne delegações dos Açores, Canárias, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

Missão de Cooperação Eco-tur começou hoje em Ponta Delgada

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na sessão de abertura do evento, que decorreu na manhã desta quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou que “a vantagem competitiva dos Açores e de Ponta Delgada, como destino turístico, é a excelência da natureza e a excelência do comportamento humano”, destacando “a genuinidade do destino, que deve ser preservada e potenciada” e alertou para os riscos de standardização.


Citado em comunicado, o edil referiu que “preservar o nosso património é, então, uma reconhecida vantagem e uma exigência de presente e de futuro”, numa era em que “a mobilidade planetária se faz cada vez mais em beneficio das pessoas”.


O projeto Eco-Tur, aprovado no âmbito do Programa Interreg, consiste em criar uma rede de municípios para a conservação, gestão e acrescentar valor ao património de cultura e de natureza, através da criação de produtos e serviços ecoturísticos e de turismo ativo nas regiões do território de cooperação.


No caso do município de Ponta Delgada, contextualizou a vereadora da Cultura e Turismo, Maria José Duarte, também citada na nota, o projeto escolhido foi a valorização do Trilho da Rocha da Relva com a construção de instalações sanitárias em módulos de criptoméria e a implementação de ações como estudo dos aspetos histórico-culturais, geológicos, da fauna da e flora da Fajã da Rocha da Relva; equipar uma parede para escalada e rapel; valorização do programa das festas por ocasião do 15 de agosto; organização de provas de trail run; organização de dois passeios pedestres anuais.


Refira-se que a sessão de abertura contou ainda com a presença de Miguel Ángel Jiménez Cabrera, vereador do Gabinete Técnico da Câmara Municipal de Teguise, tendo sido abrilhantada pelo músico micaelense João Moniz.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados