Autor: Lusa/AO On LIne
Na reunião, que estava originalmente prevista para ser realizada por videconferência e que foi alterada por insistência da ministra francesa das Finanças, que pediu para a reunião ser à volta de uma mesa, os governantes deverão também definir um conjunto de garantias a ser dado pela Irlanda relativamente à redução do défice das contas públicas e à solvabilidade dos bancos.
O ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos, vai participar na reunião, disse à Lusa fonte diplomática em Bruxelas.
No sábado, surgiram notícias que davam conta de que a Irlanda iria pagar uma taxa de juro de 6,7 por cento, mas esse valor foi desmentido por um responsável do Governo irlandês, que se escusou, no entanto, a avançar um valor em concreto, apesar de o Irish Times afirmar que a taxa de juro a pagar pelo empréstimo vai aproximar-se mais dos 5 por cento.
O governo irlandês apresentou quarta-feira um plano de austeridade para reduzir o défice público. Este plano será seguido de um vasto plano de cortes imposto pela EU e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Sexta-feira, a Comissão Europeia indicou em Bruxelas, que as negociações para resgatar a Irlanda “vão bem, estão avançadas, mas ainda não estão finalizadas”.
"Nada está concluído até que tudo esteja concluído", disse o porta-voz para os Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj Tardio.