Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita ao Hospital de Portimão sobre as cerca de um milhão e meio de chamadas que ficaram por atender na Linha de Saúde 24, a ministra disse que “o número é obviamente muito elevado”.
A ministra lembrou que houve um aumento de 1,8 para quase quatro milhões de chamadas para a Linha de Saúde 24, tendo a linha vindo a ser reforçada, mas reconhecendo que os constrangimentos “não estão todos ultrapassados”.
Segundo Ana Paula Martins, há dias da semana, “como à segunda-feira, em que o tempo de atendimento ultrapassa” os três minutos, afirmando que é necessário “chegar ao inverno com melhores níveis de atendimento”.
“Isso está a ser feito com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e com a Altice para conseguirmos dar resposta, porque cada vez mais, isso é um bom sinal ao termos mais pessoas a ligar para SNS antes de virem para as urgências”, concluiu.
Ana Paula Martins iniciou visitas pelas Unidades Locais de Saúde de todo o país, no âmbito da preparação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o período de inverno.
