Açoriano Oriental
Ministério anuncia início da contratação de funcionários para as escolas

O Ministério da Educação anunciou o início da contratação de 3.000 operacionais pelas escolas e pelas autarquias, no âmbito da revisão da portaria de rácios e do Orçamento do Estado para 2021.

Ministério anuncia início da contratação de funcionários para as escolas

Autor: Lusa/AO Online

Depois de, em 2017, ter sido aprovada uma nova portaria de rácios, o Governo voltou a rever os critérios para responder às necessidades sinalizadas pelos diferentes agentes educativos, justificou o ministério em nota enviada à comunicação social.

“Num momento em que o país atravessa uma situação epidemiológica [Covid-19] que obriga a esforços acrescidos de toda a população, e das escolas em particular, este reforço de trabalhadores é ainda mais significativo, dado o papel preponderante do pessoal de apoio educativo no espaço escolar”, lê-se no documento.

Os concursos para a contratação que agora vão ser lançados visam vínculos permanentes à Administração Pública.

Estes funcionários, segundo a mesma fonte, vão juntar-se aos 1.500 contratados no início do ano letivo, através de contratos termo, e aos cerca de 500 assistentes operacionais e 200 assistentes técnicos, cujos procedimentos de contratação foram lançados em julho, também com vinculação à Administração Pública.

A nova revisão da portaria de rácios diminuiu o número de alunos por funcionário nos ensinos básico e secundário e adequou o número de assistentes atribuídos “em função das necessidades adicionais de apoio e acompanhamento das crianças e jovens com necessidades educativas específicas”, que passam a contar como 2,5 alunos.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.