Açoriano Oriental
Milhares de pessoas começam a encher estádio 2 horas antes de memorial
Milhares de pessoas já se encontram hoje no estádio em Joanesburgo onde às 11:00 (09:00 em Lisboa) arranca o memorial de Estado ao falecido antigo Presidente Nelson Mandela e onde o ambiente é de celebração.
Milhares de pessoas começam a encher estádio 2 horas antes de memorial

Autor: Lusa/AO Online

O ambiente assemelha-se muito ao de um estádio de futebol nos minutos que antecedem os grande jogos. Grupos de jovens cantam e dançam, outros tocam vuvuzelas e a aparelhagem do estádio emite música, num claro clima de festa em homenagens ao homem que libertou a África do Sul do regime de "apartheid".

A bancada de imprensa está repleta de centenas de jornalistas, de entre os mais de dois mil repórteres acreditados para as cerimónias.

Na sessão vão estar presentes muitos lideres mundiais, como o secretário-geral da ONU, Nan ki-Moon, e os presidentes norte-americano, brasileira e cubano, entre mais de 50 chefes de Estado e de Governo que se encontram em Joanesburgo.

O Presidente português, Aníbal Cavavo Silva, deverá aterrar em Joanesburgo à hora a que se inicia a homenagem ao Prémio Nobel da Paz, cerca das 11:00 locais.

Hoje, as primeiras delegações estrangeiras começaram a chegar a Joanesburgo, enquanto as autoridades ultimam os preparativos logísticos e de segurança, com dezenas de milhares de polícias e 11.000 soldados mobilizados para locais estratégicos.

A África do Sul pretende oferecer ao seu símbolo máximo funerais à medida da sua estatura. Além do estádio Soccer City, três outros estádios de Joanesburgo vão ser abertos à população para a transmissão da cerimónia num ecrã gigante, estando ainda previstos 150 locais de transmissão dispersos por todo o território do imenso país da África austral.

Na tarde de hoje, o parlamento sul-africano reuniu-se em sessão extraordinária na cidade do Cabo para homenagear o homem que negociou o fim do regime segregacionista com a liderança branca e evitou uma guerra civil.

Entre os convidados presentes na cerimónia, o mundo lusófono estará representado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pelo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

Cabo Verde será representado pelo Presidente, Jorge Carlos Fonseca, à semelhança de São Tomé e Príncipe, com a presença de Manuel Pinto da Costa.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, também já confirmou a deslocação a Joanesburgo, enquanto as autoridades da Guiné-Bissau ainda não confirmaram o envio de um responsável oficial

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados