Ciência e tecnologia

Meteorologistas portugueses e espanhóis reúnem em São Miguel

Os organismos portugueses e espanhóis de meteorologia reúnem nos Açores a partir de quinta-feira, para reforçar os laços de colaboração na área da vigilância atmosférica à escala global, anunciou a organização do evento.


O delegado regional do Instituto de Meteorologia de Portugal, Diamantino Henriques, adiantou à agência Lusa que este projecto iniciado há três anos, na área do Atlântico Norte, é "fundamental para perceber, acompanhar e detectar alterações climáticas na terra".

    "Os Açores têm uma situação estratégica única para este tipo de estudos, porque constituem uma plataforma fixa no oceano", afirmou Diamantino Henriques, acrescentando que o grupo das Canárias, na Espanha, já trabalha nesta área há vários anos.

    No arquipélago, o estudo da vigilância atmosférica desenvolve-se nas ilhas de São Miguel e Terceira, onde existe uma colaboração com o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, revelou Diamantino Henriques.

    Entre quinta e sexta-feira, na cidade de Ponta Delgada, membros do Instituto de Meteorologia de Portugal e da Agência Estatal de Meteorologia de Espanha vão analisar, na cidade de Ponta Delgada, a situação actual de ambos os serviços, projectos em curso e propostas de colaboração futuras.

    Frisando que o grupo de trabalho nos Açores está empenhado em contribuir para aumentar o conhecimento geral sobre esta matéria, Diamantino Henriques adiantou que na Terceira está instalada uma das três estações de vigilância da zona estratosférica existentes em Portugal.

    Segundo o meteorologista, esta estação permite recolher dados, compará-los com os obtidos nas estações do Continente e obter uma visão representativa da evolução da situação na região do Atlântico Norte.

    Na reunião anual de coordenação das actividades de cooperação entre as duas instituições ibéricas será, ainda, abordada a implementação do projecto "Céu Único Europeu", um serviço meteorológico destinado à aeronáutica.

    "Pretende-se estipular uma série de normas entre os vários países europeus destinados à navegação aérea", afirmou Diamantino Henriques, através da uniformização de procedimentos e controlo de qualidade do serviço.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares