BPARPD, dia 6 de novembro

Mesa-redonda "Armando Côrtes-Rodrigues e o reflexo da sua açorianidade"

O auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, acolhe, sábado, dia 6 de novembro, pelas 18h30, uma mesa-redonda, intitulada “Armando Côrtes-Rodrigues e o reflexo da sua açorianidade”.



Segundo explica nota, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, irá promover anualmente uma mesa-redonda sobre uma personalidade com destaque na cultura açoriana, cuja documentação esteja à guarda da BPARPD. Desta forma, e assinalando-se os 50 anos do falecimento de Armando Côrtes-Rodrigues, "torna-se imperativo iniciar este ciclo de mesas-redondas com a apresentação pública de estudos sobre este poeta e intelectual açoriano”.


Assim, no próximo sábado, a preleção inicial da Mesa-redonda será de Eduíno de Jesus, poeta, ensaísta e crítico literário de mérito reconhecido nos planos nacional e internacional.


A incorporação do espólio de Armando Côrtes-Rodrigues na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, sob o ponto de vista arquivístico e biblioteconomico, será o mote para a apresentação de dois trabalhos de Catarina Pereira e de Patrícia Duarte.


Seguir-se-á uma comunicação de Pedro Paulo Câmara, cujos estudos inspiraram esta iniciativa, indica a mesma nota.


A encerrar, a mesa-redonda contará com uma comunicação de Anabela Almeida, reconhecida investigadora de Armando Côrtes-Rodrigues “a quem, pelas obras já conhecidas, devemos o ressurgimento do interesse por este grande vulto da cultura açoriana”.

PUB

Premium

Da curiosidade e teimosia de um grupo de investigadores e engenheiros açorianos nasceu, após uma odisseia de 14 anos, a Algicel, uma pequena indústria inovadora que produz a Azora Astaxanthin, um poderoso antioxidante natural, cujas vendas crescem 40% ao ano e que já começa a conquistar o mercado nacional e internacional.