Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Carlos Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, afirma que a população mariense já está a habituada a atravessar alguns momentos complicados, como por exemplo, a passagem do furacão Gordon em 2012 e esta fase não é muito diferente.
“Recordo que aquando da passagem do Gordon, toda a população foi exemplar e acatou as medidas de segurança. Agora estão a acatar as medidas de contenção anunciadas pelos Governo dos Açores e pela autarquia no âmbito das recomendações da Autoridade Regional de Saúde, para minimização dos riscos de propagação desse vírus”.
Exemplo disso são as ruas da vila e das restantes freguesias que estão quase desertas. No edifício dos Paços do Concelho, “estou eu e mais quatro pessoas apenas. É visível as poucas pessoas nas ruas e as que estão, dirigem-se aos locais que mais necessitam, como a farmácia e o supermercado”, disse o autarca.
Em termos de visitantes na ilha de Santa Maria, são muito poucos. Carlos Rodrigues diz que “no Hotel do Aeroporto, na segunda-feira, estava apenas uma pessoa e dos restantes visitantes, estes já cá estavam há algum tempo”.
No fim de semana passado, alguns estudantes regressaram à ilha e desde então estão de quarentena. Carlos Rodrigues explica que estes estudantes "preencheram dois inquéritos, um à chegada ao aeroporto de Ponta Delgada e outro inquérito à chegada ao aeroporto de Santa Maria e aqui também foram observados por um médico que se encontrava no aeroporto a observar os passageiros regressados”.
Para evitar a propagação do vírus, Carlos Rodrigues é de opinião que os aeroportos da Região deviam encerrar porque “não faz sentido isolar uma ilha (Terceira) e deixar São Miguel aberto. Esta é uma matéria que tem de ser pensada pelas entidade governamentais”.
No que diz respeito aos bares e restaurantes da ilha, alguns optaram por encerrar e outros recorreram ao chamado take away mas "há um ou outro bar aberto na vila, sendo que deste terça-feira que todos encerram às 21 horas”.
Sobre o abastecimento à ilha e stocks de supermercados, tudo está dentro da tranquilidade, até porque a ilha tem sido abastecida na normalidade e os “barcos (carga) têm autonomia para navegar e não tenho recebido qualquer queixa”.
No sector da saúde também se vive com tranquilidade e a autarquia respondeu de prontidão ao pedido do Centro de Saúde de Vila do Porto de montar duas tendas no exterior do edifício e “foi logo feito na segunda-feira”.
- 
                        
     premium15 empresas açorianas participam na maior cimeira europeia das tecnologias da internet premium15 empresas açorianas participam na maior cimeira europeia das tecnologias da internet
 Desenvolvimento de jogos, construção de drones, biotecnologia, agricultura celular (produção de alimentos em laboratório), Inteligência Artificial ou o tratamento de grandes quantidades de dados (Big Data), são algumas das áreas em que trabalham as empresas açorianas que este ano irão participar, entre 10 e 13 de novembro, na Web Summit, em Lisboa
- 
                                 Cultura e Social Cultura e Social
 “Pregos de Cruz” de Emanuel Jorge Botelho lançado quinta-feiraEmanuel Jorge Botelho, apresenta o seu mais recente livro “Pregos de Cruz”, Averno editora, no próximo dia 30 de outubro, às 18h30, na Livraria SolMar.
 
                     
                                                                                                 
                                                 
                                                