Reino Unido/Crise

Liz Truss eleita líder Conservadora vai ser primeira-ministra do Reino Unido

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, foi anunciada em Londres a vencedora da eleição interna para a liderança do partido Conservador, pelo que vai suceder a Boris Johnson como primeira-ministra. 



Truss ganhou 81.326 dos votos dos cerca de 180.000 militantes de base, enquanto o rival Rishi Sunak, antigo ministro das Finanças, obteve 60.399, revelou o presidente do Comité 1922, o conselho partidário responsável pelo processo, Graham Brady. 

O resultado era esperado e confirma a vantagem registada em várias sondagens publicadas desde julho.   

Truss de 47 anos, será a terceira mulher primeira ministra do Reino Unido, após Margaret Thatcher e Theresa May, e a quarta política a ocupar o cargo em seis anos. 

Boris Johnson informará a rainha Isabel II na terça-feira da demissão do cargo e a monarca indigitará Liz Truss e pedir-lhe-á que forme governo enquanto líder do partido com maioria parlamentar. 

As audiências terão lugar no Castelo de Balmoral, no norte da Escócia, onde a rainha se encontra, rompendo com a tradição de acontecer no Palácio de Buckingham, tendo um porta-voz da monarca de 96 anos invocado problemas de mobilidade para evitar a viagem até Londres. 


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares