Açoriano Oriental
Cultura
Livro conta a história de 500 anos do Queijo S. Jorge
Os segredos do Queijo S. Jorge, um dos mais conhecidos produtos da indústria de lacticínios dos Açores, são o tema do livro que será lançado esta semana sobre a história de 500 anos deste queijo único.
Livro conta a história de 500 anos do Queijo S. Jorge

Autor: Lusa/AO online
O livro ‘S. Jorge – O Queijo e a Ilha/500 anos’ é uma edição bilingue (português/inglês) que aborda a forma como a história do povoamento, as dificuldades económicas, a emigração e os fenómenos telúricos naquela ilha condicionaram o aparecimento e a evolução da actividade de fabrico de queijo.

‘Queijo S. Jorge’ é uma denominação de origem protegida (DOP) legalmente reservada a um tipo de queijo fabricado com leite de vaca cru naquela ilha do Grupo Central dos Açores, cujo território constitui a região demarcada deste produto.

Actualmente, são produzidas cerca de 1800 toneladas de queijo certificado por ano em S. Jorge.

O livro, que resulta da tese de doutoramento de Marcelino Kongo na Universidade Católica, será apresentado quarta-feira no Auditório Municipal de Velas, em S. Jorge.

O autor, licenciado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto, é Mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar e Doutorado em Biotecnologia e Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados