Açoriano Oriental
Lagoa promoveu sessão sobre cidadania com Mário Fortuna

A Câmara Municipal daLagoa promoveu mais uma Sessão de Cidadania e Educação para a Política, que teve como tema “Nós e o Nosso Sistema de Governação” e como convidado Mário Fortuna, professor catedrático da Universidade dos Açores e presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

article.title

Foto: CML
Autor: Rui Jorge Cabral

Presentes na sessão estiveram vários alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos da Escola Secundária de Lagoa, que ficaram desta forma a conhecer mais acerca do Sistema de governação dos Açores. Conforme refere uma nota de imprensa, Mário Fortuna explicou aos alunos a importância de “participarem nas decisões políticas da nossa sociedade”, defendendo que “existem duas formas de estar na vida: deixarmos os outros tomarem decisões por nós ou envolvermo-nos no processo de tomada de decisão”.

O professor universitário explicou também o sistema de governação nos Açores e o papel da Assembleia Legislativa Regional, esclarecendo as dúvidas dos alunos presentes na sessão. Conforme afirmou Mário Fortuna, “impostos, ordenamento do território, subsídios, sistemas de educação, de saúde, de formação profissional e investimentos públicos, são algumas das políticas aplicadas no nosso dia a dia, aprovadas pela Assembleia Legislativa Regional. No sistema de governação atual, todas as decisões importantes sobre a economia e a nossa sociedade passam pela Assembleia Legislativa”, disse.

Mário Fortuna deu ainda exemplos de formas de participação nas decisões políticas através de manifestações públicas, desafiando os alunos a serem mais participativos.

Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.