Kohl, Bush e Gorbatchov juntos em Berlim


 

Lusa / AO online   Internacional   29 de Out de 2009, 11:35

Três dos arquitectos da reunificação alemã, o ex-chanceler Helmut Kohl e os ex-Presidentes dos EUA George Bush e da URSS Mikhail Gorbatchov, participam no sábado, em Berlim, na cerimónia dos 20 anos da queda do Muro.
No evento, que decorrerá no Friedrichstadtpalast, teatro de variedades na antiga parte leste da cidade, participam também o chefe de Estado alemão, Horst Koehler, e a chanceler Angela Merkel.

Kohl, 79 anos, está retirado da vida pública, por motivos de saúde, e esta será uma das suas raras aparições em público por ocasião das festividades da queda do Muro de Berlim, a 09 de Novembro de 1989.

O papel que Kohl desempenhou na reunificação da Alemanha dividida desde 1949, após a queda do Muro, construído pelas autoridades comunistas em 1961, valeu-lhe o cognome de “chanceler da reunificação”.

O seu projecto político, que correspondia aos anseios da grande maioria dos alemães, estaria condenado ao fracasso sem o apoio incondicional do Presidente norte-americano George Bush e sem o acordo do líder soviético Mikhail Gorbatchov relativamente à extinção da Alemanha de Leste (ex-RDA).

Ao contrário de Gorbatchov, Kohl e Bush não participarão nas cerimónias oficiais para assinalar a queda do Muro, no próximo dia 09 de Novembro, no centro de Berlim.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.