Açoriano Oriental
Kohl, Bush e Gorbatchov juntos em Berlim
Três dos arquitectos da reunificação alemã, o ex-chanceler Helmut Kohl e os ex-Presidentes dos EUA George Bush e da URSS Mikhail Gorbatchov, participam no sábado, em Berlim, na cerimónia dos 20 anos da queda do Muro.

Autor: Lusa / AO online
No evento, que decorrerá no Friedrichstadtpalast, teatro de variedades na antiga parte leste da cidade, participam também o chefe de Estado alemão, Horst Koehler, e a chanceler Angela Merkel.

Kohl, 79 anos, está retirado da vida pública, por motivos de saúde, e esta será uma das suas raras aparições em público por ocasião das festividades da queda do Muro de Berlim, a 09 de Novembro de 1989.

O papel que Kohl desempenhou na reunificação da Alemanha dividida desde 1949, após a queda do Muro, construído pelas autoridades comunistas em 1961, valeu-lhe o cognome de “chanceler da reunificação”.

O seu projecto político, que correspondia aos anseios da grande maioria dos alemães, estaria condenado ao fracasso sem o apoio incondicional do Presidente norte-americano George Bush e sem o acordo do líder soviético Mikhail Gorbatchov relativamente à extinção da Alemanha de Leste (ex-RDA).

Ao contrário de Gorbatchov, Kohl e Bush não participarão nas cerimónias oficiais para assinalar a queda do Muro, no próximo dia 09 de Novembro, no centro de Berlim.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados