Açoriano Oriental
Ucrânia
Kiev admite que Rússia possa anunciar mobilização geral

O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Oleksiy Danilov, assegurou que a Rússia poderia anunciar uma mobilização geral e não excluiu a possibilidade de um novo avanço militar sobre Kiev.

Kiev admite que Rússia possa anunciar mobilização geral

Autor: Lusa/AO Online

“Podem fortalecer as suas posições. Entendemos que isso pode acontecer. Em simultâneo, não excluímos a hipótese de que declarem uma mobilização geral”, afirmou Danilov em entrevista ao jornal digital Ukrainska Pravda.

Danilov considerou que essa mobilização também seria convocada “para exterminar o maior número possível” de cidadãos russos, para que “deixem de ter qualquer problema no seu território”.

Nesse sentido, Danilov também recordou que a Rússia não renunciou em garantir o controlo de Kiev nem à ideia de “destruir” totalmente a Ucrânia. “Devemos estar preparados para qualquer coisa”, disse.

“Quero que todos entendamos que [os russos] não renunciaram à ideia de destruir a nossa nação. Se não tiverem Kiev nas mãos, não terão nada nas mãos, temos de entender isso”, prosseguiu Danilov, que também não excluiu que a nova ofensiva russa seja proveniente “da Bielorrússia e de outros territórios”.

Desta forma, Danilov elogiou a decisão de muitos dos seus habitantes, que decidiram permanecer na capital ucraniana quando se iniciou a guerra, para proteger a cidade.

“Esperavam que houvesse pânico, que as pessoas fugissem, que não existisse nada para defender Kiev”, disse ainda, numa referência ao Presidente Volodymyr Zelensky.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados