Jogos da Lusofonia

Jogos da Lusofonia realizam-se de 11 a 19 de Julho

Jogos da Lusofonia realizam-se de 11 a 19 de Julho

 

Lusa/AO   Outras modalidades   12 de Nov de 2007, 15:32

Os Jogos da Lusofonia de 2009, previstos para Lisboa, vão realizar-se entre 11 e 19 de Julho desse ano
Os Jogos da Lusofonia de 2009, previstos para Lisboa, vão realizar-se entre 11 e 19 de Julho desse ano e "devem vir a custar cerca de 10 milhões de euros", disse hoje o presidente do COP, Vicente Moura. 
A data da segunda edição dos Jogos - a primeira realizou-se em 2007 em Macau - ficou definida na Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), que hoje se realizou em Lisboa.
A assembleia decidiu ainda manter para os segundos Jogos as oito modalidades disputadas no evento de Macau (atletismo, basquetebol, futebol, futsal, taekwondo, voleibol, voleibol de praia e ténis de mesa) e acrescentar o judo para a competição de Lisboa.
Quase todas as modalidades estão previstas para Lisboa, havendo no entanto a possibilidade de Oeiras acolher o voleibol de praia (na Praia de Santo Amaro) e a meia-maratona e Almada o voleibol de pavilhão.
 O presidente do COP explicou já ter tido contactos com a Câmara de Oeiras quanto a esta possibilidade e que em breve espera poder encontrar-se com a presidente do Município de Almada para resolver a questão dos Jogos naquela localidade.
Quanto a outras modalidades estará também definido o atletismo para o Estádio Universitário e o basquetebol e o judo estão pensados para o Estádio da Luz, embora Vicente Moura ainda aguarde resposta das entidades envolvidas.
Das conclusões desta reunião entre países lusófonos saiu também a decisão de que as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos de 2009 serão no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. 
O apoio ao Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016 e a criação por parte da ACOLOP de um centro de suporte nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, ao qual se deu a designação de Casa da Lusofonia, foram outras das deliberações da Assembleia.
"Iremos instalar no centro de Pequim a Casa da Lusofonia, que dará apoio linguístico aos nossos atletas, técnicos e dirigentes, e à imprensa", disse o presidente da ACOLOP, Manuel Silvério, explicando que o apoio será no inglês e mandarim.
 Manuel Silvério disse ainda que essa Casa da Lusofonia em Pequim será também um "local privilegiado" para que Portugal possa promover os Jogos da Lusofonia de 2009 e que aí existirão também algumas actividades culturais dos países lusófonos.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.