Açoriano Oriental
Ilha das Flores pede maior oferta nos voos face a "enormes constrangimentos" atuais
O Conselho de Ilha das Flores, vai pedir ao Governo Regional, numa reunião na terça-feira, mais lugares e maior capacidade de carga nos voos para a ilha, dados os "enormes constrangimentos" dos últimos meses.
Ilha das Flores pede maior oferta nos voos face a "enormes constrangimentos" atuais

Autor: Lusa/AO Online

 

Este é um dos temas que constam do memorando que os conselheiros das Flores enviaram ao Governo açoriano para preparar a reunião marcada para terça-feira, que se realiza no âmbito da visita deste ano do executivo regional à ilha.

O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, alerta também para o "enorme esforço financeiro inicial" que está ser pedido "às famílias açorianas" quando querem viajar para fora do arquipélago, no âmbito do novo modelo de transporte aéreo.

"Tendo em conta o sistema atualmente em vigor de aquisição e reembolso de passagens aéreas para fora da região, bem como os preços praticados", os conselheiros propõem "que este preço seja mais adequado" e "menos burocrático".

Por outro lado, o Conselho de Ilha das Flores pede mudanças nos horários de inverno da SATA (a companhia aérea dos Açores que assegura os voos dentro do arquipélago) e quer saber o ponto de situação do processo de "certificação da iluminação" da pista do aeroporto local, lembrando "as limitações" que permanecem na operação por causa desta questão.

Já na área da saúde, os conselheiros querem saber quando será instalado o posto de saúde nas Lajes das Flores e "que valências irá disponibilizar à população" e se há possibilidade de aumentar a deslocação de médicos especialistas à ilha.

O memorando do Conselho de Ilha das Flores enviado ao executivo dos Açores inclui um total de 28 pontos, que abrangem, ainda, questões relacionadas com obras e projetos locais, entre outros aspetos.

O Governo dos Açores inicia na terça-feira a visita anual que faz à ilha das Flores, tal como estabelece o Estatuto Político-Administrativo da Região.

Durante esta visita, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, vai inaugurar o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão, em Santa Cruz das Flores, e apresentar "a grande rota das Flores" (um trilho pedestre).

Como habitualmente, os membros do executivo reunirão, durante estes dias, com diversas entidades e responsáveis locais e visitarão projetos e obras na ilha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados