“O investimento tem sido muito significativo, atendendo à possibilidade de novas aquisições que substituem equipamentos completamente obsoletos. O objetivo é, naturalmente, proporcionar mais e melhores condições de prática profissional aos nossos profissionais, bem como melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”, afirma a secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada numa nota divulgada pelo executivo regional.
De acordo com a nota, Mónica Seidi reuniu-se na quinta-feira com o conselho de administração do HSEIT, presidido por Paulo Diz, para fazer um ponto de situação relativamente aos procedimentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após a recente reprogramação que atribui uma “verba muito elevada” à unidade de saúde.
O investimento previsto para 2026 é superior a três milhões de euros e inclui a compra de 24 equipamentos.
Segundo o executivo açoriano, cerca de 200 mil euros dizem respeito a seis desses equipamentos, já adjudicados.
Entre as aquisições previstas, a secretária regional destaca um novo mamógrafo, uma torre de laparoscopia 3D, vários ecógrafos, um equipamento de sequenciação genética e um sistema de litotrícia extracorporal.
Ainda de acordo com a titular pela pasta da Saúde nos Açores, o Governo Regional tem feito “um esforço muito significativo na aquisição de equipamentos hospitalares, investimento que até ao final de 2024 ascendia a 18 milhões de euros”.
