Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária Antero de Quental

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Homenagem ao Poeta Eduíno de Jesus na Câmara Municipal de Ponta Delgada Um contributo dos alunos da ESAQ



No passado dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Ponta Delgada prestou uma homenagem ao Poeta e Ensaísta Eduíno de Jesus, antigo aluno da nossa Escola, celebrando os seus 95 anos de idade e mais de 70 de carreira literária.

Homenagem ao Poeta Eduíno de Jesus na Câmara Municipal de Ponta Delgada

Um contributo dos alunos da ESAQ

No passado dia 18 de abril, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no seu salão nobre, prestou uma homenagem ao Poeta e Ensaísta Eduíno de Jesus, antigo aluno da nossa Escola, celebrando os seus 95 anos de idade e mais de 70 de carreira literária.
Aberta a sessão, foi projetado um pequeno documentário com fotografias e uma série de breves testemunhos, em vídeo, de amigos, antigos alunos e
escritores conhecidos. Em seguida, houve um momento de poesia do Eduíno, por amigos dele e por alunos da nossa Escola preparados pela atriz Eleonora Marino Duarte.
  Após estes dois momentos, teve palavra o homenageado e, finalmente, o Sr.
Presidente da Câmara encerrou a sessão destacando o “imprescindível contributo” de Eduíno de Jesus na cultura e literatura açoriana e portuguesa. E cito: “Homenagear Eduíno de Jesus e uma carreira decana que se confunde com a sua própria vida é distinguir um eterno defensor dos Açores e da escrita açoriana que, em forma e conteúdos próprios, enriquece a língua mãe. O seu percurso de vida marcante deve ser reconhecido e divulgado e, por isso, estamos aqui hoje.”
O autarca destacou Eduíno de Jesus como um dos principais protagonistas de uma geração de referência que se perpetua no tempo e afirmou ainda que Eduíno de Jesus “faz parte da galeria dos grandes açorianos que acrescentam valor a Ponta
Delgada e aos Açores, no país e no mundo”.
 Finalmente, foi servido um “abafado de honra”, o que permitiu um convívio
mais informal entre todos.
Foi bom ver um grupo dos nossos jovens alunos dar voz às palavras do Poeta, pois ler e divulgar a obra de um escritor é a melhor homenagem que se lhe pode prestar.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"189 ANOS 1835-2024" é a manchete do Açoriano Oriental
A capa do Açoriano Oriental faz grande destaque com o 189.º aniversário deste jornal, que hoje se comemora. 
 
Fixação da prestação abrange 0,8% dos créditos à habitação elegíveis
A medida de fixação da prestação mensal abrangia 8.000 créditos à habitação até fevereiro, o correspondente a 0,8% dos empréstimos elegíveis, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal (BdP).
 
Banco de Portugal alerta para fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências
O Banco de Portugal (BdP) alertou para situações de fraude em que, durante a realização de uma transferência bancária através do ‘homebanking’, o IBAN do beneficiário é alterado por um terceiro.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados