Açoriano Oriental
Hamas proíbe comemorações em Gaza
O movimento radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, vai proibir a realização de qualquer comemoração no território do quinto aniversário da morte do antigo presidente da Autoridade Palestiniana Yasser Arafat, disseram fontes locais.
Hamas proíbe comemorações em Gaza

Autor: Lusa / AO online
"O departamento de segurança interna (do Hamas) entrou segunda-feira nas nossas instalações e pediu para não imprimirmos fotografias do antigo presidente ou qualquer frase do Fatah (movimento criado por Yasser Arafat) sem a autorização do Ministério do Interior", afirmou esta terça-feira um proprietário de uma tipografia em Gaza, citado pelas agências noticiosas internacionais.

Um responsável do partido Fatah, em Gaza, adiantou que "as forças de segurança interna convocaram dezenas de quadros do movimento político na Faixa de Gaza para proibir as comemorações" da morte de Arafat.

O Hamas, que governa o território desde Junho de 2007, desde que expulsou o Fatah, não fez, até ao momento, declarações sobre o assunto.

Yasser Arafat, o líder histórico palestiniano, morreu a 11 de Novembro de 2004, aos 75 anos, num hospital militar nos arredores de Paris.

Uma grande manifestação será realizada quarta-feira na Cisjordânia, em Ramallah, sede da Autoridade Palestiniana, para assinalar o aniversário da morte do dirigente.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados