Açoriano Oriental
Grupo EDA com resultados líquidos positivos de 10,4 milhões de euros em 2024

O grupo EDA - Eletricidade dos Açores obteve um resultado líquido positivo de 10,4 milhões de euros, em 2024, menos 6,6 milhões do que no ano anterior, revelou em comunicado

Grupo EDA com resultados líquidos positivos de 10,4 milhões de euros em 2024

Autor: Lusa/AO Online

O grupo, que integra a EDA e as subsidiárias EDA Renováveis, SEGMA e GLOBALEDA, justifica a quebra nos resultados líquidos com o facto de as contas de 2023 terem sido influenciadas por dois “factos extraordinários”, com impacto “muito relevante e positivo” nos resultados.

“O mais significativo adveio da correção à compensação tarifária do ano de 2022, com efeitos em 2023, sendo também relevante a indemnização recebida em 2023, na sequência de uma avaria ocorrida em 2021. Sem a ocorrência destes acontecimentos extraordinários com reflexos no ano anterior, a variação dos resultados de 2023 para 2024 não seria expressiva”, lê-se no comunicado.

Os acionistas aprovaram em assembleia geral a “distribuição de dividendos no total de 5.222.000 euros, valor mínimo legal, correspondente a 0,373 euros por ação”.

São acionistas da elétrica açoriana a Região Autónoma dos Açores (50,1%), a ESA (39,7%), EDP (10%), sendo que os pequenos acionistas e os emigrantes têm 0,2% do capital social.

O grupo EDA apresentou um resultado operacional de 24,4 milhões de euros, em 2024, o que representou uma redução de 6,3 milhões face a 2023.

O EBITDA (resultado antes de impostos, amortizações e juros) foi de 60,5 milhões de euros, menos 5,2 milhões de euros em termos homólogos.

Depois de um valor recorde de 280 milhões de euros em 2023, o volume de negócios da EDA atingiu “o segundo valor mais elevado da história” em 2024, com 274,7 milhões de euros.

As vendas de energia elétrica “registaram uma diminuição de 8,9%, sustentada na expansão na procura de eletricidade (2,7%) conjugada com a diminuição do preço médio de venda (11,2%)”.

Já a compensação tarifária, contabilizada em 2024, atingiu “cerca de 111,2 milhões de euros, mais 10,6% do que em 2023”.

O passivo total do grupo EDA atingiu os 406 milhões de euros e o ativo líquido 628,1 milhões de euros.

Os capitais próprios ascenderam aos 221,5 milhões de euros no final de 2024, com um acréscimo de 3,7 milhões de euros (1,7%).

Os financiamentos obtidos atingiram os 327,4 milhões de euros, uma redução de 8,8 milhões face a 2023.

Apesar da diminuição da dívida, verificou-se um acréscimo de 1,2 milhões de euros (12,9%) nos encargos financeiros suportados com os empréstimos contraídos pelo grupo EDA.

Em termos de maturidade, 89% do total da dívida apresenta-se como não corrente.

Segundo o grupo EDA, em 2024, houve um crescimento de 3,1% na emissão de energia elétrica nos Açores, que atingiu os 861,2 gigawatts-hora (GWh).

No entanto, houve uma redução de energia com origem renovável injetada na rede (excluindo a proveniente do aproveitamento de resíduos sólidos urbanos), que baixou de 34,9% em 2023 para 32,7% em 2024, totalizando 281,5 GWh.

Apesar do crescimento de 2,2% na produção com origem geotérmica na ilha de São Miguel, verificou-se uma redução deste tipo de energia, em termos globais, de 3,4%, “consequência do declínio do recurso geotérmico na Terceira”.

A produção com origem eólica, que representou 7,7% do total da emissão de energia, também registou uma quebra de 9,6%, “fruto de condições climatéricas desfavoráveis registadas ao longo do ano” e da “renovação em curso dos parques eólicos nas ilhas de Santa Maria, São Jorge e Flores”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.