Governo está a "fazer tudo" para garantir substituição de cabos submarinos rapidamente

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou que o Governo está a "fazer tudo" para garantir que a substituição dos cabos submarinos que ligam o continente às ilhas seja feito rapidamente.



O governante falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito de uma audição regimental.

"Os cabos submarinos que ligam o continente às regiões autónomas, estão também no centro das nossas prioridades" e o Governo "está a fazer tudo para garantir a substituição desta infraestrutura o mais rapidamente possível", afirmou João Galamba.

"Os procedimentos de contratação pública necessários à implementação do Anel CAM [Continente-Açores-Madeira] já foram lançados pela IP [Infraestruturas de Portugal], tendo o prazo para apresentação de propostas terminado recentemente", referiu o ministro.

As novas ligações submarinas vão permitir, além das comunicações, fazer a detetação sísmica, a interligação entre redes científicas e a monitorização ambiental.

Para garantir a coesão territorial e a valorização dos territórios do interior, o Governo pretende assegurar o acesso a redes de capacidade muito elevada através da cobertura de todos os agregados familiares por uma rede Gigabit até 2030, correspondendo também aos objetivos da Década Digital da Europa, referiu.

"Estamos a articular com a Comissão Europeia a implementação de redes de capacidade muito elevada nas chamadas 'áreas brancas'", onde não existe rede de Internet, disse.

O próximo passo é avançar para o lançamento dos concursos públicos.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares