Açoriano Oriental
Governo e associações assinam protocolo que beneficia ex-combatentes
O secretário de Estado de Defesa Nacional, João Mira Gomes, preside hoje à assinatura de um protocolo entre o Governo e associações de ex-combatentes com a finalidade de tornar céleres os processos por "stress" de guerra.

Autor: Lusa/Ao online
O protocolo, que abrange 140 mil ex-combatentes com problemas psicológicos, dos quais 40 mil sofrem de "stress" pós-traumático, envolve a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, a Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra e a Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas de Stress de Guerra.

    A partir de agora as Organizações Não-Governamentais poderão passar a preencher o chamado modelo 2 (formulário onde é feito o despiste da doença, depois de uma primeira consulta com o médico de família) caso o Serviço de Saúde Mental do Ministério da Saúde não o faça nos 60 dias a que está obrigado por lei.

    O presidente da Associação de Apoio aos Ex-combatentes Vítimas de Stress de Guerra (APOIAR), Armindo Roque, diz que esta transferência de competências, reivindicada desde 1994, "vai reduzir, em anos, uma tarefa que levava imenso tempo a ser concretizada devido à falta de psiquiatras no Serviço de Saúde Mental".

    "Este protocolo atribui-nos essa competência poupando aos ex-combatentes esse enorme sacrifício e calvário a que muitas vezes estavam sujeitos", acrescentou.

    Para Armindo Roque, "o Estado acaba por reconhecer às ONG's competência, idoneidade e confiança".

    Ainda segundo Armindo Roque, existem cerca de 140 mil ex-combatentes com problemas psicológicos dos quais 40 mil sofrem de "stress" pós-traumático.

    Cada uma destas três Associações recebe um apoio do Estado de 125 mil euros/ano, tendo as consultas passado de um milhar em 2004 para três mil em 2006.

    "Este ano, registamos já um aumento de 30 por cento relativamente ao ano anterior", adiantou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados