Açoriano Oriental
Governo dos Açores vai ceder 30 gamos para equilibrar população em reserva florestal

O Governo Regional dos Açores vai reabrir ao público, no sábado, a Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, depois de ter retirado do local 30 gamos, que vão ser cedidos.

Governo dos Açores vai ceder 30 gamos para equilibrar população em reserva florestal

Autor: Lusa/AO Online

“Retirámos a maior parte dos machos que lá estão. Já retirámos cerca de 30 machos, diminuindo as brigas entre machos nesta época de acasalamento e é uma maneira de controlar a população”, avançou, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.

A Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil foi encerrada ao público em finais de setembro, depois de terem sido registadas várias queixas de ataques de gamos, que estão à solta no local.

Na altura, o secretário regional da Agricultura admitiu a hipótese de abate de animais, o que gerou protestos do Bloco de Esquerda, que considerou a medida de uma “crueldade desnecessária”.

Segundo António Ventura, os gamos retirados do Monte Brasil “estão confinados” nos serviços de desenvolvimento agrário da ilha Terceira e serão cedidos.

“Estamos a tratar da solução jurídica, que passa por cedência, porque há muitos interessados, ou a particulares ou a instituições”, adiantou, explicando que, “como é um bem do Estado, qualquer cedência tem de ser feita por protocolo jurídico”.

Com a redução do número de gamos no Monte Brasil, “a reserva florestal vai ser aberta no sábado”.

“Esperamos que, nos próximos cinco anos, não seja necessário voltar a haver encerramento do Monte Brasil”, salientou o governante.

António Ventura disse que o Governo Regional vai continuar a retirar gamos do local para “controlar a população” e apontou culpas ao anterior executivo.

“Essa necessidade de intervir resulta de anos sem intervenção. Houve um crescimento descontrolado da população. Estamos a reduzir a presença de machos e isso vai permitir que a população fique estável”, avançou.

O secretário regional recomendou, ainda assim, prudência à população.

“É preciso as pessoas também perceberem que necessitam de ter cuidado na aproximação aos animais. O perigo diminuiu, a segurança está estabelecida, mas é preciso continuar a ter agora, e sempre, cuidado com a aproximação”, sublinhou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados