Açoriano Oriental
Governo dos Açores questiona “constitucionalidade” de apoio que deixa autonomias de fora

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Boleiro, colocou em causa a “constitucionalidade” do apoio do Governo da República aos empresários como compensação pelo aumento ao salário mínimo nacional, por deixar de fora as regiões autónomas.

Governo dos Açores questiona “constitucionalidade” de apoio que deixa autonomias de fora

Autor: Lusa/AO Online

Bolieiro referiu que têm “toda a razão a queixa dos empresários dos Açores e da Madeira”, tendo já falado sobre a matéria com o homólogo madeirense, Miguel Albuquerque, por considerar “inaceitável” estar em causa um apoio “apenas para as empresas do continente”.

“Duvido da constitucionalidade desta medida, visto que a decisão política e administrativa do aumento do salário mínimo nacional é do Governo da República e aplica-se a todo o país. Portanto, o apoio devia ser de extensão a todas as empresas no país inteiro”, referiu José Manuel Bolieiro, na sequência de uma audiência, em Ponta Delgada, com o bastonário da Ordem dos Economistas.

O líder do executivo açoriano admite que, “no quadro da autonomia dos Açores”, haja lugar a um complemento regional ao salário mínimo nacional como “elemento de combate ao sobre custo de insularidade”.

“O aumento do salário mínimo nacional é uma responsabilidade do Governo da República e é inaceitável a territorialidade diminuta que a opção do Governo da República assumiu. Vamos contestar e estaremos solidários com as empresas. Estamos a fazê-lo no plano político, mas porque não as empresas assumirem no plano judicial esta luta?”, questionou.

O Governo da Madeira pediu, entretanto, ao Presidente da República uma intervenção em relação à exclusão das empresas das regiões autónomas da possibilidade de beneficiarem das medidas de mitigação do impacto provocado pelo aumento do salário mínimo nacional.

Numa nota enviada às redações, o presidente do Governo Regional, o social-democrata Miguel Albuquerque, considera que a exclusão das empresas das ilhas dos apoios nacionais “é injusta e inaceitável”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.