Açoriano Oriental
Covid-19
Governo dos Açores quer evitar propagação da doença com cercas sanitárias

O secretário da Saúde do Governo dos Açores declarou, esta sexta-feira, que as duas cercas sanitárias implementadas em São Miguel têm por objetivo "identificar e isolar" os casos de Covid-19 e "garantir que a pandemia não se propaga".

Governo dos Açores quer evitar propagação da doença com cercas sanitárias

Autor: Lusa/AO Online

"Este Governo não tem receio dos números públicos que aparecem, tem receio é que eles se propagem", considerou Clélio Meneses, questionado sobre se seria inevitável nos próximos dias um aumento de casos de Covid-19 nas freguesias de Ponta Garça e Rabo de Peixe, desde hoje sob cerca sanitária.

O governante falava em Ponta Delgada, antes de uma reunião com o conselho de administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel.

Em Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo) e Rabo de Peixe (concelho da Ribeira Grande) não será testada toda a população, mas sim todos os que estão nas zonas "georeferenciadas" como de maior perigo, bem como os contactos próximos de casos já diagnosticados.

"Vamos ao local onde pode estar o problema para o identificar, isolar e garantir que a pandemia não se propaga", prosseguiu o secretário da Saúde.

A ilha de São Miguel, a mais afetada nos Açores pela pandemia de Covid-19, passa a partir de sábado a ter recolher obrigatório às 20h00 durante a semana e aos sábados e domingos, a proibição de circulação na via pública é a partir das 15h00.

O recolher obrigatório termina sempre às 05h00 do dia seguinte.

Estão previstas várias exceções à proibição de circulação na via pública, como deslocações por motivos de saúde, para o trabalho e para a compra de bens essenciais.

O novo diploma do Governo Regional determina ainda o encerramento de ginásios, piscinas cobertas, casinos e estabelecimentos de jogos em toda a ilha de São Miguel.

Todos estas medidas prolongam-se até 22 de janeiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados