Açoriano Oriental
Governo dos Açores investe 1 ME em projeto de programação informática para alunos

O Governo dos Açores vai investir um milhão de euros num projeto que permitirá a 15 mil alunos do primeiro e segundo ciclos familiarizem-se com as linguagens de programação informática e da computação, anunciou hoje o executivo regional.

Governo dos Açores investe 1 ME em projeto de programação informática para alunos

Autor: Lusa/AO Online

O projeto, intitulado "Atelier do Código", "estender-se-á praticamente a todas as escolas" dos Açores, "abrangendo cerca de 15 mil alunos", adiantou o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas após ter visitado o Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel.

O governante sublinhou que foi já publicado o concurso público para aquisição de cerca de 2.000 computadores, estando para breve a abertura de um segundo concurso relacionado com as licenças e a formação dos professores que estarão envolvidos no "Atelier do Código".

"Acreditamos que a importância deste projeto, naquilo que tem a ver com familiarização dos alunos, dos 6 aos 12 anos, com as linguagens da computação e da programação, reforçando, assim, a componente da cidadania digital, tem todas as condições para dar um salto na capacitação das crianças e jovens dos Açores para esta área que se assume de importância fundamental para o futuro", prosseguiu Vasco Cordeiro.

Na visita à escola na Lagoa, o chefe do executivo açoriano ficou a conhecer alguns projetos de alunos, casos de aplicações para telemóveis, a programação de um robot ou a animação de um videojogo sobre os Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados