Governo dos Açores diz que há trabalhadores suficientes para escolas funcionarem

A Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores garantiu que há trabalhadores suficientes nos quadros para assegurar o “normal funcionamento”, depois de o PSD ter manifestado preocupação em relação à redução de professores colocados.



“O Governo dos Açores tem vindo, quanto à carreira docente, como nas restantes carreiras da administração pública regional, a dotar os serviços com trabalhadores nos quadros necessários ao seu normal funcionamento e, especificamente, no que se refere às escolas do sistema educativo regional público”, garante a tutela, em nota de imprensa.

A tomada de posição surge depois de Sofia Ribeiro, candidata do PSD/Açores à Assembleia Legislativa Regional, ter manifestado que a “redução significativa da colocação de professores”, seja em regime de afetação, seja de contratação, é uma das “grandes preocupações” dos sociais-democratas.

"Não é possível promovermos o sucesso escolar na região reduzindo o número de professores", declarou, então à agência Lusa a número três da lista do partido para as próximas eleições pelo círculo de São Miguel.

A antiga eurodeputada salientou que existe uma redução superior a 10% no número de docentes colocados na região e que os Açores estão na "cauda do país e da Europa no que concerne aos rácios na educação", alertando para a "situação desumana" que se tem verificado na região no que diz respeito ao "recurso sucessivo a professores contratados, violando uma diretiva europeia".

O Governo Regional, por sua vez, esclarece que, “nos últimos anos, nos Açores, tem vindo a diminuir o número de docentes contratados a termo resolutivo, aumentando, no entanto, o número de docentes colocados nos quadros”.

“Efetivamente, na oferta de emprego para o ano escolar 2020/2021 foram abertas o correspondente a menos 47 vagas, mas, em contrapartida, integraram os quadros dos estabelecimentos de ensino do sistema educativo regional público, a 01 de setembro de 2020, mais 122 docentes”, prossegue a nota.

Este ano foram colocados 435 professores nos Açores a termo resolutivo, enquanto no ano letivo passado foram colocados 490.

O executivo refere que, “na legislatura que agora termina, ingressaram na carreira cerca de 700 docentes, o que corresponde a cerca de 14% dos docentes do quadro, cumprindo-se desta forma o “desiderato da segurança no emprego”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares