Açoriano Oriental
Governo comparticipa abate dos bovinos com vírus BVD

O Governo dos Açores vai compensar com uma verba de cerca de 57 mil euros os agricultores açorianos que tiveram de abater animais portadores do vírus da diarreia viral bovina (BVD), segundo portarias publicadas em Jornal Oficial.

Governo comparticipa abate dos bovinos com vírus BVD

Autor: Lusa/AO online

"A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, vai compensar, com uma verba total que ascende a cerca de 57 mil euros, todos os agricultores dos Açores que tiveram de abater animais portadores do vírus da diarreia viral bovina (BVD), em conformidade com a alteração legislativa publicada este ano", adianta uma nota do executivo açoriano.

Os apoios concedidos aos agricultores variam entre 50 e 1.600 euros.

Segundo o Governo Regional, desde o início do Plano de Controlo e Erradicação da BVD, em finais de 2016, os animais infetados representam 0,66% do total.

Já foram realizadas no âmbito do programa cerca de 216 mil análises em bovinos, abrangendo 43% das explorações existentes na região.

"A BVD é uma doença causada por um vírus do género Pestivírus, que afeta bovinos e outros ruminantes, causando prejuízos económicos, nomeadamente ao nível reprodutivo, provocando abortos, nados mortos e infertilidade, além de afetar os índices de crescimento, a produção leiteira e a imunidade dos animais, o que pode também levar ao aparecimento de outras infeções", salienta a nota.

O programa de controlo da BVD, criado pelo Governo dos Açores para erradicar a doença na região, tem "permitido claros benefícios à qualidade dos animais, ao aumento da rentabilidade das explorações e à valorização dos bovinos criados nos Açores", destaca o executivo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados