Açoriano Oriental
Internet
Google lança browser para concorrer com Microsoft
A Google lança esta terça-feira às 19:00 em mais de 100 países o seu próprio browser (navegador) de Internet, Google Chrome, para concorrer com o Internet Explorer da Microsoft e o Firefox da Fundação Mozilla.

Autor: Lusa/AO online
A empresa do mais popular motor de busca na Internet anunciou segunda-feira no seu blog oficial que a versão beta (experimental) do Google Chrome vai estar disponível gratuitamente e em código aberto (open source), com o objectivo de "colaborar com a comunidade e, assim, impulsionar o futuro da web".

    O blog disponibiliza também uma banda desenhada (https://www.google.com/googlebooks/chrome/index.html) explicativa do novo browser, em que a Google destaca as diferenças em relação aos restantes, nomeadamente a possibilidade de navegar por aplicações e não apenas páginas.

    O Google Chrome promete também ser mais rápido, mais estável e mais seguro, através de um "interface de utilização limpo, simples e eficiente".

    Numa primeira fase, o novo browser apenas poderá ser utilizado em computadores com processadores Windows, mas a Google está a preparar versões para Macintosh e Linux.

    O Google Chrome surge num mercado dominado há 10 anos pela Microsoft, através do Internet Explorer (IE, actualmente na versão 8.0), browser que derrotou o anterior líder, Netscape Navigator.

    A quota de mercado do IE é superior a 70 por cento, surgindo na segunda posição o Mozilla Firefox, abaixo dos 20 por cento, seguido pelo Apple Safari e Opera.

    A Mozilla, fundação sem fins lucrativos que tem a Google como uma das suas financiadoras, lançou em Junho o Firefox 3, descarregado no primeiro dia por oito milhões de utilizadores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados